Colesterol Alto, Risco Para Saúde. Como Baixar De Forma Segura?

A obesidade e o sedentarismo trazem muitas doenças e entre elas o colesterol alto. Se não tratado o colesterol alto pode gerar diversos outros problemas como o entupimento das artérias e doenças cardíacas. E o pior! É um risco para saúde que atua em silêncio!

Por isso, hoje trouxemos as melhores sugestões de alimentos para você se prevenir e tratar este mal ganhando assim mais qualidade de vida.

[bloqueador]

O Que é o Colesterol:

De um modo simples é um tipo de gordura fabricada pelo fígado. Cerca de 70% do colesterol então é produzido pelo fígado e outros 30% vem através da alimentação.

 

Qual o Papel Dele no Seu Organismo:

Apesar de ser tratado como uma vilã este tipo de gordura tem um papel importante para a sua saúde. Ele atua na produção de hormônios e de vitamina D. O colesterol se divide basicamente em LDL e HDL.

O LDL ou lipoproteína de baixa densidade é a parte ruim do colesterol. É o grande responsável por levar as gorduras para as células do corpo.

Já o HDL ou lipoproteína de alta densidade é mais conhecido como o bom colesterol. Ele retira as gorduras em excesso do sangue e leva para serem metabolizadas no fígado e posteriormente eliminadas.

 

colesterol-alto

 

Quais os Valores Que Determinam o Risco Para Uma Pessoa Desenvolver a Doença?

Se você quer saber se está ou não dentro do grupo de risco para hipercolesterolemia conheça os valores determinantes:

 

Colesterol Total:

O desejado: Valores menores que 200mg/dl

O limite: Valores entre 200 e 239 mg/dl

Elevado: Valores acima de 240 mg/dl

 

Taxas de LDL – Colesterol

Bom: Valores menores que 100 mg/dl

Ótimo: Valores entre 100 a 129 mg/dl

Limite: Valores entre 130 a 159 mg/dl

Alto: Valores de 160 a 189 mg/dl

Muito alto: Valores de 190 mg/dl ou mais

 

Como Baixar as Taxas de Gordura de Uma Maneira Natural?

A melhor forma de baixar as taxas de gordura no sangue é através da mudança de hábitos alimentares. Conheça agora os alimentos que podem ser grandes aliados para reduzir as taxas de gordura do sangue.

Prevenindo assim as doenças cardiovasculares como infarto e AVC.

 

10 Alimentos Aliados da Boa Saúde:

Peixes:

salmão

São ricos em Ômega 3, uma gordura do bem que trabalha para reduzir as taxas de gordura prevenindo a formação de coágulos nas artérias.

Monte as suas refeições com peixes de água fria como:

  • – Atum;
  • – Salmão;
  • – Truta.

Aveia:

aveia 1

A aveia contém fibras insolúveis e também uma fibra solúvel amiga da boa circulação sanguínea.

Veja quantas propriedades a betaglucana tem:

  • – Dá maior saciedade, contribuindo para a perda de peso;
  • – Inibe a absorção de gordura;
  • – Controla a glicemia o que também ajuda a emagrecer porque evita os “ataques de fome”.

A aveia é um superalimento para diminuir a concentração de gordura total, de triglicerídeos e de lipídeos. E não precisa de muito, 25 gramas diárias são o suficiente para você usufruir de seus benefícios.

Frutas oleaginosas:

frutas-oleaginosasSão ricas em antioxidantes que combatem o envelhecimento e as doenças do coração. Entre as substâncias importantes das frutas oleaginosas está a Arginina.

A Arginina é um vasodilatador natural que atua diretamente na redução das taxas de gordura sanguínea.

Chocolate Amargo:


chocolate

Quem gosta de um bom chocolate e se preocupa em manter a saúde em dia encontra no chocolate amargo tudo que precisa. Isso porque ele é rico em flavonoides que diminuem o LDL. Consuma 30 gramas deste alimento por dia.

 Azeite:


azeite

Substituir as gorduras saturadas pelo azeite de oliva é uma maneira inteligente de se manter saudável. Ele possui antioxidante como a vitamina E, melhora a circulação e ainda reduz as taxas de glicose no sangue prevenindo o diabetes tipo 2.

O ideal é usar o azeite frio como complemento de tempero para as suas refeições.

Alcachofra:

alcachofra

A alcachofra é o tipo de alimento que não pode faltar de forma alguma em um cardápio saudável. É rica em fibras bastante resistentes a ação das enzimas digestivas e por isso consegue fazer uma verdadeira limpeza no seu sangue. Ela ajuda quebrar as gorduras, prevenir diabetes, controlar e reduzir a gordura total do sangue.

 Laranja:

laranjaAlém de ser uma fruta bastante acessível possui mitos nutrientes aliados da sua saúde. É rica em vitamina C que além de reforçar o sistema imunológico é antioxidante. Estes antioxidantes vão diminuir as taxas e os níveis do LDL. Além de limitar a absorção de gordura pelas vilosidades intestinais.

 Vinho:

vinho 1 Quando consumido moderadamente (1 cálice por dia) o vinho é capaz de aumentar as taxas de HDL. Os grandes responsáveis por isso são os flavonoides com propriedades antioxidantes, vasodilatadora e anticoagulante. Impedindo a formação de placas de gordura no sangue.

 Linhaça:

linhaça

Esta sementinha é poderosa para aumentar as taxas de HDL e diminuir o LDL. Para um melhor resultado triture ou moa a semente. Pode ser misturada aos sucos, ao caldo do feijão, na vitamina enfim, no alimento de sua preferência.

Canela:

canela

Além de seu poder termogênico (acelera o metabolismo) e de acrescentar um sabor especial as suas sobremesas a canela é rica em antioxidantes que reduzem as taxas de gordura do sangue. É possível sim viver longe dos remédios e com uma alimentação saudável.

Melhor ainda quando você combina a alimentação adequada com uma rotina de atividade física regular.

Mude seus hábitos e viva mais e feliz!

Gostou? Então não perca tempo e compartilhe.

Curta a Nossa Fan Page: Facebook.com/ComoBaixarPesoRapido
Twitter: Twitter.com/PerderPesoSim
Google Plus: Plus.Google.com/ComoBaixarPesoRápido
Canal do YouTube: Youtube.com/ComoBaixarPesoRápido
E-mail: marcos@controledopeso.com

[/bloqueador]

Salvar

Please follow and like us: