Calorias Dos Alimentos. Como Não Fazer Disso Uma Paranoia.

Compartilhem Com Seus Amigos (a):
RSS
Facebook
Google+
http://controledopeso.com/calorias-dos-alimentos-como-nao-fazer-disso-uma-paranoia/
Twitter
Seguir Por E-mail

Estamos sempre em busca de perder alguns quilinhos, seja por uma questão de saúde ou simplesmente para se sentir bem. Mas e quando isso passa a ser uma obsessão? O que fazer quando contar calorias passa a ser sua única preocupação no desejo de perder peso?

Encontre aqui estas e outras respostas que vão te auxiliar a emagrecer de um jeito saudável.

ComoBaixarPesoRapido

O Que São Calorias?

Calorias é a quantidade de energia que um alimento te fornece. Energia esta que vem através da digestão e metabolização dos alimentos no seu organismo. Para realizar todas as suas atividades diárias você precisa obrigatoriamente da energia (calorias) proveniente dos alimentos.

Assim como precisa se alimentar para ter as suas necessidades nutricionais atendidas.

Se você é uma pessoa que tem uma preocupação constante em estar em paz com a balança e com uma saúde de ferro já deve ter ouvido muito falar a seguinte frase: “Para emagrecer você precisa gastar mais energia (calorias) do que consome”.

Isso não deixa de ser uma verdade, no entanto mais importante ainda é a qualidade dos alimentos que você põe na mesa. Para você entender um pouco melhor vamos fazer um comparativo.

Suponha que bateu aquela fominha de fim de tarde e você tem à sua disposição dois alimentos:

1 Maçã.

maçã

 

  

1 Brigadeiro.

CALORIAS 3

Ambos têm o mesmo valor calórico, cada um com 100 calorias por unidade. Se você se deixar levar apenas pela contagem de calorias, aparentemente não fará nenhuma diferença escolher entre um alimento e outro não é mesmo?

Mas existe sim uma grande diferença entre esses alimentos e não é só em um parecer mais apetitoso que outro. Apesar de terem o mesmo valor calórico, a maçã é de longe a melhor opção para o seu lanche se quiser perder medidas. Isso porque além de ser de baixo valor calórico são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras.

Ganhando assim sua real importância dentro de um plano alimentar equilibrado. Já o brigadeiro, só tem calorias vazias! O que significa isso? Que o brigadeiro pode até ter as mesmas calorias da maça, mas não tem nada mais, além disso. É o tipo de alimento que não agrega nenhum valor nutricional à sua alimentação.

Consequentemente ele não colabora para o emagrecimento e nem para sua saúde.

Conseguiu desvendar o segredo de um emagrecimento de sucesso? O que garante que você perca peso com saúde são as escolhas corretas dos alimentos que compõe o seu cardápio diário. Especialistas garantem: Para emagrecer de nada adianta ficar obcecada (o) por contar calorias.

Se não se preocupar com a quantidade de nutrientes que os alimentos contêm não irá alcançar suas metas. A regra é simples, ao montar o seu prato modifique o seu modo de pensar. Ao invés de pensar no valor calórico da sua refeição, pense em quantos nutrientes a mesma refeição pode te oferecer.

Falamos muito na importância dos nutrientes, mas você sabe para que cada um deles serve? Vamos lá então:

calorias 4

Os Nutrientes e Suas Funções.

Carboidratos: São os alimentos energéticos. É deles que você vai tirar a energia necessária para suas atividades. Dentro de uma alimentação equilibrada os carboidratos devem corresponder a 50% do valor calórico total que você consome no dia.

Você pode atingir facilmente esta porcentagem consumindo de 5 a 9 porções diárias dos alimentos fontes de carboidratos.

Alguns alimentos deste grupo são:

  • – Arroz;
  • – Cereais;
  • – Pães;
  • – Massas;
  • – Tubérculos e raízes como mandioca, batata e inhame.

 

As proteínas: As proteínas fazem parte dos alimentos construtores. São grandes aliadas da alimentação saudável. Além de fornecerem energia, participam da construção de vários tecidos do corpo, assim como de hormônios, anticorpos, músculos e do metabolismo como um todo. E o e melhor! Trazem mais saciedade ajudando você a controlar a fome.

Tendo 1 a 3 porções diárias de alimentos como:

  • – Leite e seus derivados;
  • – Carnes;
  • – Leguminosas;

Você irá obter a quantidade necessária de proteína que qualquer plano alimentar equilibrado pede.

 

As gorduras: Assim como os carboidratos elas fornecem energia sendo 9 calorias por grama de gordura. Além disso, participam ativamente do seu metabolismo e de vários processos importantes do seu organismo. Para perder peso você não precisa excluí-las é só escolher as gorduras do bem e ser feliz!

É possível encontra-las em:

  • – Azeite de oliva;
  • – Abacate;
  • – Óleos vegetais;
  • – Peixes ricos em Ômega 3, 6 e 9 como o salmão, sardinha ou atum.

O ideal é apenas 1 porção diária de gorduras, mesmo as consideradas boas. Outros nutrientes como as fibras, vitaminas e minerais são de extrema importância para sua saúde. Porém, para a sua tranquilidade eles não acrescentam nenhum valor energético a sua alimentação.

Eles ajudam você a perder peso equilibrando o funcionamento do seu organismo sem pesar na balança, bom não é?

observando-caloriasDica: Ao ir às compras observe o rótulo dos alimentos não apenas para ver o valor calórico que eles possuem e sim a distribuição de nutrientes por porção. Temos uma ótima proposta para você que por alguma razão deixou que as calorias dos alimentos se tornassem o centro das atenções na sua rotina.

Pare, respire e reveja os passos que você está dando rumo ao emagrecimento. Como tudo na vida a sua alimentação também necessita de equilíbrio. Isso você só vai conseguir se libertando da ficção por contar calorias e valorizando a qualidade do que você come.

Adote esta conduta, você vai ver que é possível sim emagrecer sem sacrifícios e paranoias.

Compartilhe essa ideia com as amigas (os) clicando nos botões sociais a sua esquerda.

Se você gostou do que viu dê o seu comentário aqui certo?

Até o próximo post.

 

Curta a Nossa Fan Page: Facebook.com/ComoBaixarPesoRapido
Twitter: Twitter.com/PerderPesoSim
Google Plus: Plus.Google.com/ComoBaixarPesoRápido
Canal do YouTube: Youtube.com/ComoBaixarPesoRápido
E-mail: marcos@controledopeso.com

Compartilhem Com Seus Amigos (a):
RSS
Facebook
Google+
http://controledopeso.com/calorias-dos-alimentos-como-nao-fazer-disso-uma-paranoia/
Twitter
Seguir Por E-mail
2 Comments on “Calorias Dos Alimentos. Como Não Fazer Disso Uma Paranoia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou Do Meu Blog? Compartilhe!

RSS
Facebook
Google+
http://controledopeso.com/calorias-dos-alimentos-como-nao-fazer-disso-uma-paranoia/
Twitter
Seguir Por E-mail